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sábado, 26 de dezembro de 2009

Melhor SNS do mundo, com a pior gestão do mundo?

Já contei aqui o episódio da farmácia fechada num hospital de urgências.

Creio que vale a pena analisar o conjunto dos tempos deste episódio: 5h de espera para ser atendido + 3h de testes e diagnóstico + 4h de espera pela chegada do medicamento.

Ou seja, os médicos, enfermeiros e técnicos diversos do SNS precisaram de 3h para realizar uma longa e complexa lista de testes e para diagnosticar uma doença rara.
Seguindo as contas da wikipédia, ocorrerão em Portugal um pouco mais duma centena de casos por ano. Ou seja, naquele hospital em especial aparecerão uma meia dúzia de casos por ano, ou um em cada dois meses. Com a rotação dos médicos, dificilmente aqueles que me atenderam terão visto um caso destes nos últimos meses... ou anos.

Recapitulando, 3h para o diagnóstico, com testes incluídos. Notável!
O melhor SNS do mundo.

9h à espera... incrível.
O SNS com a pior gestão do mundo.

Porque carga de água, no século XXI, é preciso o banco de urgências da grande Lisboa andar a telefonar para todos os outros, até encontrar um que tenha imoglobina?

Quando entramos em qualquer Bertrand (ou FNAC, ou Bulhosa,...) e pedimos um livro, eles dizem-nos logo em que livraria da rede ele está disponível (se algum).
As livrarias não têm ao seu alcance os bolsos fundos do contribuinte e construíram um sistema de gestão de stocks eficiente.
Porque é que o SNS não usou o nosso dinheiro para fazer o mesmo?

Porque é que o SNS precisa de 4h e montes de telefonemas para fazer chegar um medicamento dum hospital a outro, que fica apenas a 15m de carro?

Porque tem a pior gestão do mundo!

Voltarei a isto.



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