sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Empreendedorismo imitador, ou como encontrar boas ideias de negócio: copie a concorrência

Existe uma enorme tendência para misturar empreendedorismo e inovação.

É quase uma mania: empreendedor tem de ser inovador!

E, no entanto, existem tantos exemplos de empresas de conquistaram sucesso (e lucro) pegando nas ideias dos concorrentes e fazendo melhor. Muitas vezes nem sequer se superiorizam aos concorrentes por lançarem melhores produtos, mas apenas por terem melhores estratégias de (ou mais dinheiro para a) promoção.

Exemplo clássico desta estratégia é a Microsoft. Muitos dos melhores produtos deles não foram inovações. O Excel foi lançado depois do Visicalc e do Lotus 123. O Word também não foi o primeiro processador de texto. Na verdade, a maior parte do MS Office enquadra-se nesta situação.

Outro exemplo mais recente é o gigante dos jogos sociais Zynga (farmville, fishville, mafia wars, pet ville, cafe world, yoville, ...)

Dos 19 jogos que oferece para jogar no Facebook, só um foi inovação da Zynga. Todos os outros foram lançados para concorrer com um jogo já existente (Mob Wars, Farm Town, Fish World, Restaurant City, Pet Society, ...).

Em todos os casos, a Zynga "esmagou" a concorrência com uma capacidade de promover e de distribuir o seu produto superior.

Que não se diga, portanto, que é preciso ser inovador para ser empreendedor. Ou para criar uma empresa com 250 milhões de dólares de facturação...

1 comentários:

Sami disse...

Fernando,

Congratulations on your new book. It looks very interesting.

Regards,
A.S.Molina
http://www.linkedin.com/in/asmolina