domingo, 31 de janeiro de 2010

quem vai controlar a banca?

Tem sido frequente ouvir os políticos falar na necessidade de regulamentar e controlar a banca, para que não volte a acontecer uma crise como a última.
Ele é o Obama, o Durão, o Sócrates, toda a gente diz que esta é uma prioridade e que tem de se aprender com os erros e tal...

Falar é fácil e, sobretudo, barato.
Resta saber como é que alguém vai conseguir fazê-lo.

Para ficarmos com uma ideia das dificuldades em concretizar essas vontades políticas, basta olhar para o próximo gráfico:




Fala por si póprio, não é?

Desde que deram rédea solta à banca para "inventar" produtos financeiros (a tal história da desregulamentação que era uma coisa muito boa, lembram-se?) que os activos bancários "descolaram" da realidade da riqueza criada no mundo.

Tendo em conta que cada um daqueles activos tem um dono e que esse alguém não estará muito disponível para que o mesmo passe a valer zero, "recolar" as duas situações vai ser seguramente penoso, se é que possível.

Tendo ainda em conta que reduzir a liquidez das economias não se faz sem prejudicar o seu crescimento (não creio que alguém tenha inventado forma de o conseguir... até à data), boa sorte para os políticos que querem controlar esta situação...

0 comentários: