Ocorreu um erro neste dispositivo

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

3 lições de Seth Godin sobre a criação de tribos

Este vídeo vem na sequência do anterior. No TED2009, Seth Godin brilhantemente explica-nos como criar uma tribo.

Criar buzz para uma marca, ou causa, ou whatever, passa por criar um movimento e uma tribo.
Como?



Seth propõe-nos que o capitalismo passou por 3 fases:
1) produção em série;
2) publicidade massa;
3) tribos (actual).

A chave do sucesso, na fase actual, reside na capacidade de criar uma tribo para mudar alguma coisa, para abanar o status quo.

Mas, para criar uma tribo não precisamos de toda a gente. Precisamos dum grupo de "apóstolos" que depois vão espalhar a ideia.
Precisamos criar um movimento que se torna maior que nós.

Em muitos casos, isso consegue-se, encontrando um grupo desconexo, que ainda não descobriu um motivo central.

Regra geral, isso consegue-se não sendo um carneiro, que se acomoda, mas levantando a cabeça e procurando mudar o status quo.

Seth propõe que existem 3 aspectos fundamentais para o marketing actual:
A) processo;
B) questões centrais;
C) líder.

A) O processo para atingir o sucesso tem 4 fases:
contar uma história -> juntar uma tribo -> liderar um movimento -> criar mudança!

B) As questões centrais são:
1) Quem estamos a perturbar? Não se muda o status quo sem chatear alguém.
2) Quem estamos a juntar?
3) Quem lideramos?

C) O que os líderes precisam fazer:
1) desafiar o status quo;
2) construir uma cultura;
3) ligar as pessoas da tribo umas às outras;
4) ter curiosidade pelos membros da tribo e pelo exterior;
5) empenhar-se na causa e na tribo.

Concordam com estas conclusões?

1 comentários:

Carlos disse...

Concordo. Boa análise.