segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

5 segredos para o sucesso duma loja virtual

Seth Godin propõe-nos 5 segredos para uma boa loja virtual, tomando como exemplo a loja de vestuário Ibex:
  1. Vender um produto que não se encontra no comércio local. Algo que valha a pena procurar online.
  2. Usar e abusar das imagens. Afinal de contas não fica mais caro publicar mais fotos, ou maiores fotos. Há que compensar a impossibilidade de "tocar" no produto.
  3. O texto é bem concebido (e não é demasiado extenso).
  4. Ser obsecado pela permissão. Muitas campanhas de promoção de vendas, com muitos cupões e muitos descontos, mas enviar apenas para aqueles que se inscrevem para as receber.
  5. Publicar as opiniões dos clientes, sem medo. Mesmo as críticas.
Esta é uma abordagem diferente da maior parte dos autores que se concentram em:
  1. Atrair tráfego;
  2. Converter visitas em vendas;
  3. Transformar vendas em apóstolos.
Ou seja, Seth parte do príncipio de que o que interessa é o conteúdo da loja. Se for bom, os clientes hão-de encontrá-la, hão-de comprar e hão-de fazer buzz acerca dela.

Concordam com esta abordagem, ou acham demasiado optimista?

0 comentários: