terça-feira, 24 de março de 2009

Livro sobre empreendedorismo e marketing


O PROCESSO EMPREENDEDOR E A CRIAÇÃO
DE EMPRESAS DE SUCESSO
Vença a crise, criando o seu próprio negócio


Autor: Fernando Gaspar
Prefácio: Mário Patinha Antão
PVP: 19,80 Euros
N.º de páginas: 292
Formato: 17 x 24 cm
ISBN: 978-972-618-525-3
EAN: 9789726185253

PÚBLICO ALVO: Actuais ou futuros empresários. Leitores que pretendam montar o seu próprio negócio.


Criar uma nova empresa, ou qualquer outro tipo de organização – um clube desportivo, uma associação ou uma actividade nova (negócio novo) – no seio de uma empresa já existente é uma opção que atrai um número cada vez maior de portugueses quer na esfera da sua actividade profissional, quer na esfera da sua actividade de cidadãos que se interessam pelo país e pelo mundo em que vivem, procurando torná-lo melhor, e conseguindo ao mesmo tempo, em termos pessoais, alcançar o êxito.
Umas vezes por opção livre, outras vezes empurradas pelas circunstâncias, esta é uma decisão que, apesar de não se sentirem preparadas para ela, um número cada vez maior de pessoas enfrenta, e que pode determinar o seu futuro, para o bem ou para o mal.
Em tempos de crise e de mudanças aceleradas, de crescimento do desemprego, de cada vez maiores dificuldades na construção de carreiras tranquilas e para toda a vida, apostar no nosso potencial empreendedor e inovador pode ser a única saída para vencer e ultrapassar todos os obstáculos que os actuais tempos difíceis nos colocam.
Este livro, de um modo claro e pedagógico, procura tornar acessível a um vasto público o processo de criação de novas organizações de sucesso, apresentando, de forma original, as actividades que o empreendedor terá de levar a cabo, em três fases simples: (1) descobrir oportunidades, (2) angariar recursos, (3) lançar a empresa no mercado. Depois de apresentar estas fases, o autor explicita-as, fornecendo explicações claras e informações detalhadas sobre cada uma, ilustrando-as com casos reais.
Tendo em conta que ser empreendedor não é um dom inato, e que qualquer pessoa pode aprender a criar empresas, com esta obra o leitor terá tudo o que necessita para desenvolver o seu potencial e concretizar as suas ideias transformando-as em empresas de sucesso.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS SOBRE ESTA NOVIDADE:

O autor

FERNANDO GASPAR. Consultor de empresas, formador, conferencista e professor no ensino superior desde os anos 80, leccionou gestão, marketing e empreendedorismo em cursos de licenciatura e mestrado. Lecciona actualmente no Instituto Politécnico de Santarém e na Universidade Lusíada de Lisboa, tendo antes colaborado com a Universidade Nova de Lisboa, com o ISEGI (Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação) e com o ISCTE (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa). Licenciado em Economia, MBA na Universidade Nova de Lisboa, é pós-graduado em Metodologias de Investigação, Marketing Internacional e Marketing de Serviços por universidades inglesas e francesas. Doutorado em Gestão pela Universidade Lusíada de Lisboa (empreendedorismo, capital de risco e incubação de empresas), está presentemente a obter um pós-doutoramento na universidade de Lyon III, em França.
Publicou artigos e comunicações em revistas e conferências internacionais e é membro fundador do AUDAX (Centro de Investigação e Apoio ao Empreendedorismo e Empresas Familiares – ISCTE) e do CITIS (Centro de Investigação em Turismo, Inovação e Serviços - Universidade Lusíada de Lisboa).
Desenvolveu actividade de formação em marketing e em empreendedorismo para, entre outras organizações, a Associação dos Jovens Agricultores de Portugal e para a Associação Nacional de Engenheiros Técnicos. Foi Presidente da Delegação de Santarém da ANJE (Associação Nacional dos Jovens Empresários). Empresário, criou empresas nos sectores do software, imobiliário e consultadoria, tendo adquirido outras nas indústrias das tintas e dos plásticos. A sua actividade empreendedora também se manifestou na criação de clubes desportivos e associações culturais. Por conta de outrem, trabalhou na banca, no imobiliário e nos transportes aéreos, com responsabilidades pelas áreas financeira e comercial.

0 comentários: