A miopia de marketing não é um exclusivo do Steve Ballmer, todos sabemos disso.
Todos sabemos que o melhor exemplo dos últimos anos de miopia de marketing vem do norte da Europa, concretamente da Nokia.
Por algum motivo, "despacharam" o CEO.
Mesmo assim, vale a pena analisar o próximo gráfico, para perceber a dimensão dessa miopia.
Enquanto a Nokia ficava agarrada à liderança do mercado dos telemóveis, a Apple (sobretudo) e a RIM (Blackberry) iam tomando conta do segmento dos smartphones.
Em resultado disso, a quota de mercado (eixo horizontal) da Nokia pouco desceu.
As quotas de mercado da Apple e da RIM pouco cresceram.
Já quanto aos lucros (eixo vertical), a história é bem diferente...
Fonte
As variações são quase simétricas... o que a Nokia perdeu, a Apple ganhou.
É a diferença entre a miopia e o ter um olho, em terra de cegos...
Acham que o novo CEO vai conseguir inverter esta tendência?
Se tiver conta no Twitter ou Facebook, partilhe (retweet ou like, respectivamente).
Vamos saber o que mais gente pensa sobre isto.
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário