segunda-feira, 23 de maio de 2011

4 estratégias para criar novos negócios

Como facilitar o desenvolvimento de ideias de negócios?
A principal dificuldade dos meus alunos de empreendedorismo reside sempre na identificação de ideias de negócios.
O maior obstáculo para criar a própria empresa, apontado pelos inquiridos nos estudos que tenho feito sobre o assunto, é sempre o mesmo: encontrar ideias de negócios.
Na prática, as pessoas acabam por desenvolver ideias de negócios nas suas áreas de interesse profissional ou de lazer. Ou nas dos seus amigos e contactos.
"Diz-me sobre o que falas com os teus amigos e dir-te-ei a que negócios vais chegar".

O seguinte instrumento pode ajudar a ultrapassar este "bloqueio".


Das duas, uma. Ou se lança um produto novo ou um que já existe.
Ou se vai vender a pessoas que já estão neste mercado, ou para pessoas que não gastavam dinheiro neste mercado.

Daí resultam 4 estratégias alternativas:
  1. Disputar mercado. Criar uma empresa para vender o mesmo que outros, no mesmo mercado. É preciso ser melhor que os outros. Ex: Zynga.
  2. Inovação de produto. Vender um produto novo para substituir um produto que as pessoas compram actualmente. Ex: Carros eléctricos. 
  3. Inovação de mercado. Oferecer um produto já existente, num mercado onde ainda não existe. O franchising funciona nesta base. Abrir um café (produto mais comum em Portugal) num bairro novo, onde ainda não existe nenhum.
  4. Invenção. Oferecer um produto para satisfazer uma necessidade que as pessoas não sabiam que tinham. Google.
Acha que estas 4 alternativas podem tornar mais fácil encontrar a sua ideia de negócio?

1 comentários:

Unknown disse...

Entendo perfeitamente o que diz, mas cada vez mais também vejo os meus alunos desmotivados. O mercado de trabalho também não é para menos, incentivo-os a pelo menos escreverem sobre os seus conhecimentos e até inovar na forma de procurar emprego.
http://www.matospereira.com/np/todos-os-artigos/35-internet/153-curriculum-vitae-e-cartas-de-recomendacao.html