Ocorreu um erro neste dispositivo

terça-feira, 11 de outubro de 2011

5 Métricas de Controlo no Marketing

Para completar esta série de posts sobre o marketing 2.0, (sobre o conceito de marketing 2.0, segmentação, posicionamento e implementação), falta a fase do controlo.
 
A ideia, nesta fase é avaliar os resultados conseguidos com a estratégia escolhida (e com a sua aplicação) para poder melhorar e reforçar o esforço de marketing da marca.
Se é necessário avaliar, já estamos a admitir que nem tudo correu como tinha sido planeado. De facto, é isso mesmo que (sempre) acontece: as coisas nunca correm como planeado.
Claro que o controlo mais simples e imediato faz-se comparando os resultados com o planeado, não no final, mas ao longo do período de aplicação da estratégia, para se poderem fazer correções e ajustes em tempo útil.
No entanto, isto só permite avaliar se os resultados atingiram os objectivos. Não nos diz porquê.
A web 2.0 dá-nos, no entanto, a possibilidade de saber muito mais, rapidamente e sem custos.
De facto, se há coisa que a web 2.0 disponibiliza ao marketing são métricas!
O importante é saber escolher as métricas que nos podem permitir avaliar as questões mais importantes:
  • qual o nível de notoriedade atingida pela nossa marca? O segmento alvo sabe da sua existência?
  • a nossa marca despertou interesse no público alvo? Qual a imagem que a marca criou nos clientes? Qual o seu posicionamento?
  • a nossa distribuição conseguiu colocar a nossa marca nos pontos de venda desejados, sem roturas?
  • o que os clientes dizem da nossa marca e da concorrência (publicidade de-boca-em-boca)?
Por onde começar?
Google analytics, Facebook page analytics, Google Reader para ler feeds de RSS,...
O que procurar?
  • Origem dos visitantes da página da marca (origem geográfica, linguística, site de onde vieram,...);
  • Bounce rate (percentagem de visitantes que sai da página sem clicar em nada);
  • Se a marca tiver uma campanha de publicidade pay-per-click (PPC), é importante analisar o Click Through Rate (CTR) - percentagem das pessoas que visionaram o anúncio e clicaram nele -, a taxa de conversão (TC) - percentagem de cliques que fizeram o desejado (normalmente, comprar) - , o custo por Click (CPC) e o custo por aquisição (CPA) - divisão do total gasto pelo número de conversões -;
  • Para monitorar o que se diz da nossa marca (e das outras), 5 minutos por dia são suficientes, utilizando o Google Reader para monitorar os feeds de RSS, que podem ser criados com o Google Alerts, por exemplo;
  • Finalmente, analisar o interesse, a atenção, o posicionamento da nossa marca na mente dos consumidores, pode ser feito com painéis de opinião online, gratuitamente (se juntar uns prémios para quem responde aos questionários, fica mais fácil) e em tempo útil.
Com todo este mundo de possibilidades, a fase da avaliação do desempenho da marca é aquela que mais pode beneficiar das ferramentas que a web 2.0 nos trouxe.
A minha impressão é que, no entanto, é nesta fase que as empresas menos investem.
Qual a vossa opinião?

 
 

1 comentários:

Apostila Hacker disse...

MONITORAR MSN, COMO MONITORAR TUDO QUE ACONTECE NO MESSENGER


Saiba tudo o que é digitado no msn, veja fotos das telas com quem a pessoa esta conversando e muito mais, o site Apostila Hacker esta disponibilizando um tutorial com um programa que te possibilita monitorar tudo o que acontece no msn messenger de uma pessoa, Todas as conversas serão gravadas e ate mesmo fotos das janelas do msn serão capturadas e arquivadas e somente você terá acesso a esses dados monitorados, o processo é totalmene simples e ninguem ficara sabendo que esta sendo monitorado é tudo invisível.
http://www.apostilahacker.com.br
apostilahacker@gmail.com




programas para gravar conversas no msn
programa para gravar conversas no msn
programa que salva conversa do msn
programa que grava conversa do msn
como monitorar conversas no msn gratis
como monitorar conversas no msn
programas para monitorar msn
Gravar todas as conversas do msn
registrar conversas do msn
software para monitorar msn
software monitoramento
salva conversa do msn
Monitore o msn
Relatorios do msn
Espionar o msn
Monitorar meus filhos
Monitorar minha esposa
Monitorar minha namorada
Monitorar meus Funcionarios
Você pode fazer tudo isso
progamas espiao
progama espião
espião msn gratuito
ver conversas msn
ver conversas do msn



Visite o site para adquirir:
http://www.apostilahacker.com.br
apostilahacker@gmail.com