segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tecnologia e Tecnológicas

Procurar ideias de negócio leva muitas vezes as pessoas a olhar para as indústrias tecnológicas, porque é aí que surgem as grandes novidades...

E, no entanto, o sucesso está em resolver problemas às pessoas... seja em que indústria for.

Veja-se este exemplo: Greenroad.

Uma startup que quer lançar produtos na... estrada!

Isso mesmo, na estrada. O primeiro produto lançado visa "obrigar" os condutores de pesados a respeitarem sempre as regras de condução. Tão simples como isso: luz verde, luz amarela, luz vermelha.

Pormenor: a empresa de transportes cujos condutores mantêm a luz sempre verde, pode poupar até €200 por veículo por ano em combustível, e talvez mais que isso por evitar acidentes...

No fundo, esta startup dirige-se a um mercado enorme: a estrada é uma das principais causas de morte em todo o mundo e um dos principais sorvedoros de energia.

Outro pormenor, caso esteja a pensar que isto não tem pernas para andar: o israelita que criou esta startup já angariou capitais de risco de duas empresas ligadas a pessoas famosas. $40 milhões duma empresa do Richard Branson e $10 milhões duma empresa do Al Gore.

Aplicar tecnologias já existentes (GPS, Google maps,...) aos problemas das pessoas. Esta é ainda a melhor forma de criar negócios de sucesso. Sem reinventar a pólvora. Nem a roda.


Informação adicional: Techcrunch

0 comentários: