sexta-feira, 9 de abril de 2010

Publicidade nos nossos dias

Como ninguém liga aos anúncios que passam nos intervalos dos programas de TV, as marcas procuram apostar no product placement, isto é, procuram que os seus produtos apareçam nos programas, seja como "adereços", seja como parte integrante do enredo.



A Apple fez isto com o iPad, na sitcom Modern Family. Foi um episódio inteiro à volta do aparelho.

Meteu o iPad no enredo (uma das personagens faz anos no dia do lançamento oficial e a mulher resolve oferecer-lhe um) e consegue que aquilo nem pareça publicidade.

Mas é!

Publicidade pura e dura.

Talvez mais eficaz, porque não dá para fazer zapping.

Acham que esta tendência na publicidade veio para ficar?
Deverá ter limites?

2 comentários:

Paulo Henriques disse...

Olá professor.
O product placement (pp) é realmente uma técnica que veio para ficar. Em Portugal, comecei a ver (pp) na série Morango com açúcar, mas muito mal utilizada.Hoje, esta técnica conhece outra realidade e as séries e novelas portuguesas aplicam-na bem melhor.
Lembra-se da mini série Women Story,da Caixa Geral de Depósitos, que passou na Fox? http://www.youtube.com/watch?v=sZqKXb2vQfo

Cumprimentos

Unknown disse...

Bom dia Professor,

Mais do que product placement (pp), hoje em dia, séries televisivas e filmes são financiados pela publicidade, e com esses valores exorbitantes existem casos em que a publicidade paga integralmente o filme.
A saga James Bond será talvez o melhor e exemplo mais conhecido, onde se lançam novos relógios, carros, óculos de sol, telemóveis, entre muitos outros produtos e até os locais de filmagens são criteriosamente.....pagos!

Cumprimentos,
David Valente