Combina o muito bom com o muito mau, não tem meio termo, se calhar como acontece com a publicidade dos nossos dias.
Edição/reimpressão: 2
Páginas: 432
ISBN: 9789725923023
É Muito bom quando fala das questões específicas da publicidade.
Particularmente interessantes são os capítulos sobre o briefing, o plano publicitário e a criatividade. Muito boas também as secções sobre campanhas padrão e sobre campanhas em diferentes meios.
É Muito mau, nalgumas passagens que falam de marketing (o ponto mais baixo é quando diz que a publicidade pode criar necessidades e mercados..., pg 94).
Apesar de tudo, vale a pena utilizar este livro como obra de referência se precisa de trabalhar na área da publicidade.
É preciso, no entanto, manter a noção das limitações duma obra que ainda não descobriu que a publicidade (ou os orçamentos de publicidade) se está a deslocar para o mundo online. Um livro sobre publicidade que não fala de PPC, nem de display advertising ou de histórias patrocinadas,... não é deste tempo!
Concordam que a publicidade actual, tal como o livro, tem estas duas faces?
1 comentários:
Um dos aspectos da análise chamou-me a atenção:
"(O livro) é muito mau nalgumas passagens que falam de marketing (o ponto mais baixo é quando diz que a publicidade pode criar necessidades e mercados..., pg 94)."
Há outros autores com o mesmo ponto de vista...
Sugiro, por exemplo, este excerto de "Publicidade e mentira!?", um estudo apresentado num congresso na Univ. Minho em 2007: (*)
"(...) As agências publicitárias conseguem criar estas falsas necessidades na mente do consumidor, mediante a técnica do “brainwashing”, a qual se vale da falta de liberdade real do comprador para
inocular-lhe de forma subreptícia os desejos do anunciante.
(...) Sabemos que o objectivo da publicidade é o de criar necessidades nos consumidores, que
antes da comunicação publicitária, eventualmente, não o sentissem."
(*) Fonte:
Publicidade e mentira!?
ÁLVARO CAIRRÃO E ANTÓNIO CARDOSO
Universidade Fernando Pessoa
"Comunicação e Cidadania" - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
6 - 8 Setembro 2007, Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho)
ISBN 978-989-95500-1-8
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Comentários via iniciativa "Sobre Literacia Digital"
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