terça-feira, 15 de setembro de 2009

Oportunidades

Este mês começo mais um semestre da unidade curricular "Empreendedorismo".

Mais um grupo de finalistas de licenciaturas na área de gestão vai ser confrontado com a necessidade de "criar um negócio".
São-lhe fornecidos os melhores instrumentos para conceber o modelo de negócio, para angariar recursos, para preprar a entrada da empresa no mercado, mas tudo tem um começo atribulado: como identificar uma oportunidade de negócio?
Todos os anos sucede o mesmo, os aluno revelam uma enorme dificuldade em conceber uma oportunidade de negócio.
De ano para ano, são mais e mais os instrumentos de apoio que se podem disponiblizar a estes alunos (e que estão ao alcance de qualquer empreendedor) mas nesta área de identificar oportunidades... nem por isso.
Posso dar-lhes a ler uns sites e uns blogs que incentivam as pessoas a "explorar os seus interesses", ou a "estudar as necessidades dos seus amigos", mas nada de muito convincente.
Este ano vou lançar a esta turma o desafio de utilizarem a busca de palavras chave, através das ferramentas disponibilizadas pelo Google, para analisarem e segmentarem o mercado.
Alguém contribui com outras propostas?
Como procurar oportunidades de negócio?
Fica o desafio.

2 comentários:

Unknown disse...

Empreendedorismo não é ir à procura de oportunidades de negócio.

Empreendedorismo é pura e simplesmente fazer o que se gosta, insanemente. Se existe um tema em q uma pessoa seja completamente "nuts" por ele, o sucesso é garantido (quer exista 1 or 100% market share no segmento blablabla...)


Eu coloquei este post no meu blog à algum tempo: Vejam o video e digam-me se não concordam. http://www.damiansen.com/passion/

[ momentos ] disse...

Caro,

Confesso que essa coisa de formar "empreendedores" é no mínimo deprimente.
Pode-se formar gestores, empresários, marketers.
Mas o empreendedorismo não se ensina. é um estado de alma, que quanto muito se pode cultivar, treinar ou aperfeiçoar.

Daí a dificuldade nos seus alunos em 'descobrir' oportunidades de negócio. Erro puro. Não há ferramentas que possam facilitar isso. Não é lançá-los ao mar com um barco que eles saberão navegar.
Tem de ser marinheiros..

Ainda assim sugiro-lhe uma forma de 'gerar' novas ideias de negocio. Divida a turma em 4 grupos e cada grupo selecciona uma área de negocio, identificando o potencial desse nicho.
A seguir rode os temas de cada grupo e a tarefa é escrevem dez ideias sobre a area escolhida pelos outros grupos.
Volte de novo a rodar, e a tarefa é juntar dez ideias utópicas para cada área.
Rode finalmente e a tarefa de cada grupo é aplicar uma ideia que se aplique em simultâneo as quatro áreas de negocio.

Por fim, rode e os grupos voltam a ter a área de negocio inicial em mãos. Mande-os para casa procurarem no google (incluindo o google trends), em BD de patentes e em DB de serviços de empresas.

Na aula seguinte irá ter ideias a mais em mão..