quarta-feira, 5 de maio de 2010

jogos portáteis

No que respeita a opções, a Apple dá uma grande tareia à Sony e à Nintendo. Tem mais de 50 mil jogos à venda para o Phone, enquanto a Sony "só" oferece menos de 2500 títulos para a PSP e a Nintendo "pouco mais" de 4 mil para a DS.

Fonte: http://www.businessinsider.com/chart-of-the-day-game-and-entertainment-titles-for-iphone-nintendo-sony-2010-4?utm_source=Triggermail&utm_medium=email&utm_campaign=SAI_COTD_040910

No que respeita a preços dos jogos a diferença também é abismal (€0-5 para a Apple e €25 em diante para os outros).

Não admira que os concorrentes pareçam tão preocupados com a entrada da Apple no mercado dos jogos portáteis.

Não só evita ao consumidor ter de carregar com mais um aparelho, que só serve para jogar (casos da PSP e da DS), como oferece mais opções de jogos e mais baratos.

Alguém mais acha que os jogos portáteis não voltam a ser o que eram?

Como acham que a concorrência vai reagir? Será que a PSP vai permitir fazer chamadas?
E será que a Nokia já se arrependeu de ter descontinuado o nGage, que era telefone e também plataforma de jogos?

2 comentários:

DiogoNeves disse...

Parabéns pelo post e o blog em geral!

Neste momento ainda vejo a Nintendo DS a coexistir com o iPhone. Parecem-me dois mercados diferentes (apesar de ser tudo jogos). Não existem ainda muitas crianças com iPhone e o tipo de jogos são diferentes (em alguns aspectos).
No caso da Sony, o mercado é mais virado para os jovens e adultos e aqui vão perder bastante, pelo menos no que toca ao mercado mais casual. A Sony também aposta bastante nos jogos com uma vertente mais Hardcore e nisso o iPhone ainda não é rei.

A quantidade nem sempre significa qualidade e já não seria a primeira vez que uma crise na industria começa por isso mesmo mas, aqui a Apple parece estar a ir no bom caminho.
Todos vão ter que se preocupar com o iPhone, não pelo estado actual mas porque está a desenvolver-se bem mais rapidamente e a "atacar" todos os sectores da indústria.

Não podendo entrar em muitos detalhes, tenho a certeza que a Sony vai reagir mas tudo vai depender de quão rápida é essa resposta!

Outro factor é que, para além de ser uma plataforma gigante, é bem mais fácil e barato de desenvolver jogos para o iPhone e bem mais rápido e fácil de os submeter para o QA da Apple.

Tendo dito isto... QUERO UM iPHONE POR FAVOR!!! :)

Cumprimentos,
Diogo

Unknown disse...

Eu também vou querer um Diogo.

Entretanto tive hoje acesso aos números de resultados da Nintendo.

Caíram de $3,03 mil milhões para $2.48 mil milhões.

Ok, ainda são umas moeditas razoáveis, mas já puseram os japoneses em alvoroço e são claros a identificar a origem desta queda: Apple