segunda-feira, 16 de maio de 2011

3 lições algarvias para o comércio electrónico

Como uma experiência no Algarve pode ajudar qualquer loja online.

No passado dia 13 fui até à universidade Algarve fazer uma apresentação do último livro, sobre comércio e distribuição.

Um dos temas do livro é o comércio electrónico, pelo que a organização da Universidade (desde já, os meus agradecimentos ao Hugo Barros) propôs complementar a minha intervenção com um orador local, empreendedor que criou uma loja online: a Mercearia Bio.
MerceariaBio / Organic Grocery

A Mercearia Bio é uma loja online especializada em produtos alimentares biológicos.

É uma experiência muito interessante, da qual retiro as seguintes lições, que me parecem válidas para o comércio online em geral:
  1. É preciso mostrar confiança no cliente, para poder ganhar a confiança dele;
  2. O tempo é escasso na gestão duma loja online;
  3. Ganhar visibilidade é o factor crítico para o sucesso duma loja online.
Numa loja online não existe prova física, nem contacto pessoal, que permita ganhar a confiança do cliente. Sem confiança, o cliente não vai dar dinheiro a uma loja virtual, onde não conhece ninguém e que não tem existência física.
A Zappos ganha a confiança das clientes garantindo-lhes a possibilidade de devolução dos sapatos e devolvendo todos os custos (incluindo os portes).
A Mercearia Bio tenta conquistar essa confiança enviando os produtos "à confiança" e só depois o cliente paga por transferência. Sem valor mínimo para encomenda e sem portes (no Algarve).
Confia no cliente para ganhar a sua confiança!

A Mercearia Bio gostaria de desenvolver outras actividades de promoção, mas a gestão das compras, das encomendas, das rotas de distribuição, da facturação, das cobranças,... a gestão da loja consome tanto tempo, que não conseguem chegar a toda a parte.
Mesmo assim, a loja está muito bem organizada. O cliente pode comprar um quilo de tomates, ou um tomate. Visitem a loja para explorar.

Finalmente, a outra queixa que apresentam é a dificuldade de ganhar visibilidade. Uma loja online está aberta 24/7, mas ninguém sabe que ela está aberta. É preciso atrair tráfego. É preciso visibilidade.
Teriam muito a ganhar, nesta área, em montar um blogue sobre as vantagens e as novidades dos produtos biológicos. O marketing duma loja destas deve ser em grande parte "educativo".
Também podiam usar as redes sociais melhor (onde está o botão like do Facebook, junto a cada produto da loja?).

São lições interessantes desta loja Algarvia.

Depois de visitarem a loja, têm mais alguma conclusão a sugerir?

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, numa altura de crise Portugal precisa de Empreendedores ambiciosos e com ideias válidas.
Também neste sentido na Escola Superior de Gestão e Técnologia de Santarém se estão a organizar as Jornadas de Empreendedorismo anuais, visite-nos https://www.facebook.com/video/video.php?v=203572046345538&saved#!/pages/Jornadas-de-Empreendedorismo/216092851743318?sk=wall