quarta-feira, 29 de junho de 2011

2 factores em que a Madeira é superior a Barcelona

Qual o destino turístico mais competitivo, Barcelona ou Madeira?

Não vale dizer que não são comparáveis. Na verdade, todos os destinos são alvo de comparação na hora do cliente escolher.

Assim sendo, qual será a maior vantagem da Madeira:
  • a hotelaria?
  • o clima?
  • o mar?
  • as paisagens?



E quais as principais desvantagens?
  • menos cosmopolita?
  • menos monumentos de interesse histórico?
  • menos oferta cultural?
  • menos eventos e/ou menor aproveitamento comercial dos eventos que organiza?
Na minha opinião, a Madeira tem uma grande vantagem no nível médio das pessoas que trabalham na hotelaria, em geral (restaurantes, hotéis, locais de atracção). Em Portugal recebe-se muito bem e, na Madeira, ainda melhor.
A formação do pessoal da hotelaria Madeirense é difícil de bater e claramente superior ao de Barcelona.

A outra grande vantagem da Madeira é o bolo do caco, mas isso já é uma opinião pessoal! :)
Podia aproveitar melhor os eventos que organiza, podia tirar mais partido do mar, mas nisto de promover um produto turístico, o fundamental é o posicionamento!


A Madeira faz um bom trabalho na utilização da beleza natural no seu posicionamento. Talvez pudesse tirar mais partido da qualidade humana para esse posicionamento...

O que acham?

2 comentários:

Paulo Henriques disse...

Olá.
Achei interessante o seu post, pois visitei recentemente os dois sítios.
Na minha opinião, são destinos com drive in's diferentes e que geram expectativas diferentes. Quem vai à Madeira está à espera de ver paisagens lindas, de andar em manga curta no Inverno, de ser recebido de modo caloroso, fazer caminhadas, beber poncha e brisa de maracujá...
Em Barcelona espera-se animação,noite, cultura, ramblas, Gaudi... Pela minha experiência, gostei muito de ambos, mas em situação de poder voltar só a uma delas, seria à Madeira, e desta vez em Agosto.
Em todo o caso, para quem ainda não foi, não percam tempo, "just do it" (piada minha, não resisti)

Abraço, professor Gaspar

Paulo Henriques

Fátima Silva disse...

Olá
Pois eu acho que os destinos não são comparáveis e isso é um factor importante. Tem tudo a ver com o que se pretende qundo se vai viajar. Fim de semana ou férias.Ninguém vai de férias para Barcelona. Assim como ninguém vai de férias para Barcelona. O mesmo não diria em relação á Madeira, embora mesmo na Madeira as férias não podem ser muito extensas senão corres o risco de te fartares.
Fim de semana, também dependo que tipo de fim de semana queres fazer. Descançar ou passear. E aí conta o factor hotel, acolhimento, gastronomia,conforto. Lembro-me de quando trabalhei em turismo, ter arranjado um bom Hotel, preço/qualidade, para uns amigos que iam ver o norte do País, eles desmarcaram, alegando qeu não valia a pena, pois não iriam usufruir do hotel, visto o objectivo seria passear, e para dormir bastava uma residencial rasca. Claro se o objectivo for o descansa, o conforto e o acolhimento hoteleiro serão factores decisivos. Quanto aos destinos apontados, não conheço, porque viajar para mim nunca foi uma prioridade na vida, mesmo quando trabalhei na area do turismo e tive oportunidade de o fazer sem grandes custos.

Fátima Silva