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segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Estudar o mercado 2.0



Estudar as necessidades, os desejos, as preferências, os problemas das pessoas que constituem um mercado foi sempre visto como um passo decisivo na construção duma estratégia de marketing de sucesso.

Para a empresa (ou futura empresa) seleccionar o segmento a que vai querer vender, precisa identificar que (se) segmentos podem ser concebidos, ou seja, entender as pessoas que podem fazer parte desse mercado, o que as distingue, o que as preocupa, de que precisam.

A web 2.0 oferece-nos uma série de instrumentos que podem ser decisivos para o sucesso deste estudo e baixar em muito o seu custo.
Recomendo especialmente as seguintes:

  • Wordtracker ou a ferramenta de palavras chave do Google adwords. Estas ferramentas dão-nos acesso às tremenda bases de dados onde estão acumuladas as buscas que os utilizadores fizeram no Google. Esta informação é incrivelmente rica. As pessoas vão aos motores de busca para encontrar soluções para os seus problemas. Estudando as palavras chave que usaram podemos aprender imenso sobre os seus problemas, as suas necessidades, os seus problemas...
  • Google fight. Parece (e é) uma brincadeira, mas permite-nos comparar palavras chave, ficando a saber quais são mais usadas. Experimente comparar a mesma palavra chave com e sem erros ortográficos comuns...
  • Google Reader e Google Blog Search. E que tal estudarmos o que os potenciais clientes dizem nos blogs sobre um produto, um problema, uma necessidade?
  • Redes sociais: e porque não ouvir o que as pessoas dizem nestas redes (hi5, facebook, myspace, linkedin, Twitter, TheStarTracker...) sobre o nosso produto (se já existir) ou sobre o problema, ou a necessidade que pretende resolver? Todas têm instrumentos para fazer quizzes... o que é isso senão um questionário?
Voltarei a este assunto, com instrumentos da web 2.0 para estudar a concorrência e o meio ambiente...

Boa semana.

2 comentários:

Fernando Gaspar disse...

Esqueci incluir outra ferramenta interessante:
http://www.trellian.com/

Fernando Gaspar disse...

Google Tools
Google Keyword External Tool (keyword suggestion tool): https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal
Google Insights for Search: http://www.google.com/insights/search/
Google Trends: http://www.google.com/trends
Google Search Based: http://www.google.com/sktool/#


SEO Tools
Backlink checker: http://seopro.com.au/free-seo-tools/link-checker/
Search Engine Spider Simulator, Backlink Anchor Text Analysis, Keyword Density Checker, Website Keyword Suggestion, Alexa Ranking Tool: http://www.webconfs.com/
Backlinks pointing to your website: http://backlinkwatch.com/#
Keyword Competition(analyzes the first 5 results), Keyword Density Tool, Backlink Checker: http://www.justsearching.co.uk/seo_tools.html
SEO Analysis Software: http://spydermate.com/
Type a keyword or phrase and get the top 20 competitor pages analysis: http://nichewatch.com/
Search Engine Optimization Analysis Tool: http://www.seoworkers.com/tools/analyzer.html
Website Grader: http://websitegrader.com/

Social Tools
Check your presence on social Networks: http://www.bizshark.com/