sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Marketing e Publicidade




Fazer o marketing dum produto, dum serviço ou dum candidato é uma expressão que normalmente é utilizada no sentido de "promover o produto", "publicitar o produto".
Com demasiada frequência ouve-se as pessoas pedir "ideias de marketing", quando na realidade procuram novas formas de promoção. Houve até quem recentemente me disse qualquer coisa do género de "quando se faz publicidade, vai-se fazendo muito marketing"... não perguntei o significado disto...

Esta confusão entre marketing e publicidade foi tão longe que me faz pensar que até as diversas licenciaturas em marketing e publicidade hoje existentes resultam de alguma confusão.

Mais do que trazer para aqui as definições de marketing e de publicidade (links para a wikipedia), parece-me interessante notar que a prevalência desta confusão é afinal um sinal de derrota. Derrota para o marketing.
Sim porque, afinal, o objectivo do marketing é suposto passar por identificar um grupo de pessoas a quem podemos satisfazer uma necessidade, desejo ou problema, de uma forma superior ao que os concorrentes estão a fazer e, depois de seleccionar esse segmento alvo, posicionar a nossa oferta para agradar a essas pessoas.

Bom, mas se ao fim de várias décadas de "evangelização" do marketing, ele ainda é confundido com publicidade, então é inevitável admitir que existe um problema de posicionamento. Não se conseguiu criar o posicionamento desejado, ou seja, a ideia que as pessoas fazer do marketing não é aquela que se pretendia, portanto o posicionamento está confuso e errado.

Para além de irónico, isto é seguramente uma derrota...
Frustrante para quem trabalha na área e, sobretudo, para quem ensina marketing.

0 comentários: