quinta-feira, 24 de junho de 2010

Pixar

Agora que o Toy Story 3 está aí, vale a pena olhar para trás e analisar o desempenho dos outros filmes da Pixar:


Uau, que máquina de fazer dinheiro!

Como é possível todos os filmes da Pixar serem um sucesso?

Estão todos entre os mais vistos do ano em que saíram e nunca facturam menos de $350 milhões.

São 15 anos ininterruptos de grandes sucessos, com 10 (agora 11) filmes no top e zero fracassos.
.
Curioso também olhar para a história da empresa:


  • Fundada em 1979 por George Lucas (era uma divisão da Lucasfilm), foi adquirida em 1986 por Steve Jobs, quando este saiu da Apple, por $5 milhões, em grande parte como resultado do divórcio daquele.

  • Em 1991 a Pixar faz um acordo com a Disney para produzir 3 filmes de animação: Toy Story, a Bug's life e Monsters, Inc.

  • O sucesso foi tão grande que a Disney acabou por adquirir a Pixar em 2006 por $7,4 mil milhões, libertando Steve Jobs para se dedicar a 100% à Apple, onde tinha entretanto voltado e dado início à revolução i (iPod, iPhone, iPad,...).
Com este percurso, será possível que o Toy Story 3 e o Cars 2 (a sair em 2011) repliquem o sucesso do passado, ou será que a fonte está a secar e sem Steve Jobs a empresa não vai conseguir criar novas histórias e novos filmes originais?

Opiniões?

2 comentários:

Anónimo disse...

A Pixar ocupa um segmento de mercado onde poucas produtoras podem estar. Cada filme custa 200 milhões de dólares e é por isso que a ligação à Disney (que também não tem concorrência) faz todo o sentido. Neste sentido, a Pixar tem a experiência de conhecer como ninguém o seu público-alvo (por que só se dedica a ele) e a vantagem de jogar num campo onde praticamente não há competidores. A Fox, a Dreamworks e a Sony até tentam fazer a mesma coisa (e até têm sucesso) mas não podem e nem querem ameaçar a Pixar. A Pixar é como a Coca-Cola... e para as outras ser o segundo, terceiro ou quarto a contar da Coca-Cola já é excelente. Já agora... conhece a BAD BEHAVIOR? http://badbehavior.wordpress.com/

Unknown disse...

A Pixar, além de ter construído um "arsenal" de tecnologia e profissionais quase que inalcançável, baseia suas histórias em, praticamente, uma coisa: situações da vida real.

Como o ser humano vai sempre se mostrar peculiar e sempre vai gerar ótimas histórias, então, nunca vão faltar bons enredos para os desenhos da Pixar.

Além disso, eles se preocupam com 2 coisas: mesclar nacionalidades em sua equipe e mesclar costumes de diferentes países em um mesmo desenho. Bingo! Todo mundo se identifica com os desenhos da Pixar.

Sucesso total!