Este vídeo vem na sequência do anterior. No TED2009, Seth Godin brilhantemente explica-nos como criar uma tribo.
Criar buzz para uma marca, ou causa, ou whatever, passa por criar um movimento e uma tribo.
Como?
Seth propõe-nos que o capitalismo passou por 3 fases:
1) produção em série;
2) publicidade massa;
3) tribos (actual).
A chave do sucesso, na fase actual, reside na capacidade de criar uma tribo para mudar alguma coisa, para abanar o status quo.
Mas, para criar uma tribo não precisamos de toda a gente. Precisamos dum grupo de "apóstolos" que depois vão espalhar a ideia.
Precisamos criar um movimento que se torna maior que nós.
Em muitos casos, isso consegue-se, encontrando um grupo desconexo, que ainda não descobriu um motivo central.
Regra geral, isso consegue-se não sendo um carneiro, que se acomoda, mas levantando a cabeça e procurando mudar o status quo.
Seth propõe que existem 3 aspectos fundamentais para o marketing actual:
A) processo;
B) questões centrais;
C) líder.
A) O processo para atingir o sucesso tem 4 fases:
contar uma história -> juntar uma tribo -> liderar um movimento -> criar mudança!
B) As questões centrais são:
1) Quem estamos a perturbar? Não se muda o status quo sem chatear alguém.
2) Quem estamos a juntar?
3) Quem lideramos?
C) O que os líderes precisam fazer:
1) desafiar o status quo;
2) construir uma cultura;
3) ligar as pessoas da tribo umas às outras;
4) ter curiosidade pelos membros da tribo e pelo exterior;
5) empenhar-se na causa e na tribo.
Concordam com estas conclusões?
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentários:
Concordo. Boa análise.
Enviar um comentário